Anúncios


terça-feira, 30 de junho de 2009

Agência Brasil - Líder comunitária da Amazônia recebe prêmio da Universidade Federal de Tocantins - Direito Público

 
30 de Junho de 2009 - 16h11 - Última modificação em 30 de Junho de 2009 - 16h11


Líder comunitária da Amazônia recebe prêmio da Universidade Federal de Tocantins

Juliana Maya
Repórter da Rádio Nacional da Amazônia

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A quebradeira de cocos e líder comunitária da Amazônia, Raimunda dos Cocos, foi uma das agraciadas com o prêmio honoris causa da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O filósofo e sociólogo francês Edgar Morin também recebeu o prêmio.

O título foi dado a Raimunda Gomes da Silva na última quinta-feira, em uma cerimônia no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte, em Palmas. A quebradeira de cocos, que completou 70 anos há poucos dias, é uma das lideranças mais respeitadas na Amazônia por causa de sua luta na questão agrária na região.

Dona Raimunda dos Cocos, como é conhecida, também é responsável pela mobilização das mulheres da região do Bico do Papagaio na busca por melhores condições de vida. Por isso, ela disse que a homenagem se estende a todas as quebradeiras de coco e trabalhadoras rurais.

“É um reconhecimento para todas as minhas companheiras, graças a Deus! Eu estou pegando esse reconhecimento por causa delas, porque tenho um trabalho junto com elas e elas junto comigo. Eu aprendo com elas e elas aprendem comigo”. 

Dona Raimunda contou que ficou muito emocionada em receber o prêmio. "Primeiro porque você sente o amor que o pessoal tem pela gente, e dá fé da luta que a gente faz e valoriza, segundo porque quebrou um tabu, da quebradeira de coco pegar um diploma de doutor, na presença de muita gente, dado por uma universidade federal de nosso país.”

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, chegou a brincar com Dona Raimunda, dizendo que agora ela deveria ser chamada de Doutora Raimunda. Ele falou também sobre a importância de o prêmio ter sido dado à líder na mesma cerimônia em que o sociólogo francês Edgar Morin, considerado um dos pensadores mais importantes dos séculos 20 e 21, recebeu o título.

“O que mais nos impressionou é porque ela nasceu em Bacabal, ele nasceu em Paris, ela teve a sua formação intelectual baseada na teologia da libertação, lendo a Bíblia, na prática do dia a dia, o Edgar Morin foi nos filósofos clássicos da Europa. Então são duas pessoas que vêm de universos totalmente distintos, mas o mais fantástico é que ambos falam a mesma coisa sobre o mundo. O que a Dona Raimunda falou sobre a compreensão e o relacionamento entre os povos foi exatamente o que Edgar Morin falou com suas teorias.”

Barbiero afirmou que o prêmio recebido por Dona Raimunda e Edgar Morin é a maior honraria dada por uma instituição universitária a um trabalho desenvolvido.


Edição: Lílian Beraldo  



Agência Brasil - Líder comunitária da Amazônia recebe prêmio da Universidade Federal de Tocantins - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário