29 de Janeiro de 2010 - 13h00 - Última modificação em 29 de Janeiro de 2010 - 13h01
Fórum temático vai credenciar a Bahia para encontro em 2013, diz coordenador
Paula Laboissière
Enviada Especial
Salvador - O sucesso na realização do Fórum Social Mundial Temático da Bahia pode beneficiar a candidatura do estado para sediar o encontro de 2013, de acordo com o coordenador do evento, Kjeld Jakobson. Outro fator que pode ser influenciar positivamente na candidatura, segundo ele, é a realização do Fórum Social Mundial (FSM) de 2011 em uma cidade africana – Dacar, no Senegal, uma região de identidade cultural, étnica e religiosa diversificada como a de Salvador.
“Temos um movimento social muito vivo, atuante e mobilizado e que talvez não tenha tido a devida possibilidade de participar de outros fóruns. Trazer o encontro para cá é uma possibilidade de abrir e de democratizar”, disse.
Em entrevista à Agência Brasil, Jakobsen, um dos fundadores do FSM, lembrou que o mundo mudou muito nos últimos dez anos de encontros e discussões. Para ele, a necessidade agora, após a etapa em Porto Alegre, é aprofundar o debate sobre convergências de crises, tomando como foco não apenas a economia, mas também as mudanças climáticas, a questão energética e a segurança alimentar.
Outro destaque do encontro na capital baiana, segundo ele, é a promoção de um debate entre movimentos sociais, mas com a participação de representantes do governo federal e do governo estadual. Jakobsen defendeu que o objetivo é reivindicar a elaboração de políticas públicas para o país a partir de uma visão da própria sociedade.
“A ausência do presidente Lula é sentida. Lamentamos isso e esperamos que ele se recupere, mas o debate será feito com algum representante. Ainda aguardamos a confirmação”, disse, ao se referir à crise hipertensiva do presidente.
Edição: Juliana Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário