Anúncios


sábado, 30 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Termina amanhã prazo dado pela Justiça para Dnit começar recuperação do acesso a Angra - Direito Público

 
29 de Janeiro de 2010 - 19h36 - Última modificação em 29 de Janeiro de 2010 - 19h36


Termina amanhã prazo dado pela Justiça para Dnit começar recuperação do acesso a Angra

Luiz Augusto Gollo
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - Termina amanhã o prazo dado pela Justiça para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) comece as obras de recuperação no Km 477 da rodovia Rio-Santos, principal acesso a Angra dos Reis. Na quarta-feira, a juiza federal, Maria de Lourdes Coutinho Tavares, deu 72 horas para a autarquia iniciar a recuperação da estrada próxima ao trevo da cidade, onde o tráfego está fluindo em meia pista.

O secretário de Meio Ambiente de Angra, Marco Aurélio Vargas, disse que a construção de uma variante na altura do Km 477, onde houve deslizamento de terra e a estrada caiu tem que ser feita com urgência.

O Dnit disse que a atitude da administração municipal foi precipitada e que cinco empresas, contratadas em caráter emergencial, já estão trabalhando na obra.

“Acho que foi extemporânea esta medida da prefeitura, foi uma infelicidade. Bastava ter nos procurado, até porque nós estamos trabalhando o tempo todo, desde os deslizamentos do Ano Novo na desobstrução das pistas", disse o assessor da Superintendência do Dnit no estado, Alberto de Morais. ele assegura que na segunda-feira passada (25), o Dnit enviou relatórios para a direção colegiada do órgão, que se reuniu em Brasília no dia seguinte e a via emergencial foi aprovada.

Segundo o Dnit, as obras são feitas abaixo do nível da estrada, por isto os operários não são vistos. Mas para a prefeitura não há obra alguma no local e 150 casas do Condomínio Praia do Jardim 2 estão ameaçadas pelo risco de mais desabamentos naquele trecho da rodovia.

O representante do Dnit reconhece a lentidão dos trabalhos e atribui a burocracia. Ele cita a Lei nº 8.666, que regula as licitações no serviço público. Morais disse que os laudos e projetos de obras já foram examinados na sede do departamento em Brasília, por isto as cinco empresas contratadas em caráter emergencial só agora puderam começar a trabalhar.

O secretário municipal rebate o argumento e diz que o Dnit conhece os pontos de risco independentemente de chuvas e que os laudos e projetos deveriam estar prontos há muito tempo. Segundo ele, além de Praia Jardim 2, estão ameaçados o Condomínio Mombaça, a comunidade de Tapinhatuba, os 8 mil trabalhadores do estaleiro da antiga Verolme, o terminal marítimo da Petrobras e até o Complexo Nuclear de Angra dos Reis.

O assessor do Dnit concorda que a obra do Km 447 é o principal problema, mas afirma que todos os 28 pontos onde houve deslizamentos de médio a grande porte estão liberados ao tráfego.

A maior preocupação da prefeitura é a proximidade do carnaval. Com o problema na estrada, os turistas podem ter dificuldade de chegar a cidade o que avi perjudicar o comércio. O secretário estima em quase 170 mil o número de pessoas que vivem do turismo em Angra.



Edição: Rivadavia Severo  


Agência Brasil - Termina amanhã prazo dado pela Justiça para Dnit começar recuperação do acesso a Angra - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário