Anúncios


domingo, 31 de janeiro de 2010

Agência Brasil - CFM prepara protocolo para melhorar primeiro atendimento a vitimas de queimadura - Direito Público

 
30 de Janeiro de 2010 - 17h04 - Última modificação em 30 de Janeiro de 2010 - 17h04


CFM prepara protocolo para melhorar primeiro atendimento a vitimas de queimadura

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Conselho Federal de Medicina (CFM) se reúne na segunda quinzena de fevereiro para discutir a criação de um protocolo de atendimento às vitimas de queimaduras. A finalidade é orientar os médicos que não são especialistas, mas que estão nas emergências dos prontos-socorros. Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, o presidente do CFM e coordenador da Câmara Técnica de Queimados, Antônio Pinheiro, disse que o primeiro atendimento é muito importante para a seqeência do tratamento e que se o precedimento for feito de maneira adequada diminui o risco de mortalidade e de sequelas.

“Queremos elevar um atendimento primeiro para aquele médico da ponta do sistema, que não é especialista, para que tenhamos um atendimento igual, benfeito. Para que esse paciente, se necessário, possa ir para os grandes centros para continuar o tratamento com uma chance muito grande de se recuperar."

O Médico comentou que o Brasil possui especialistas bem preparados, que tratam de queimados de maneira adequada, mas que o número de profissionais e de hospitais ainda é pequeno.

“Nosso sistema de atendimento é de boa qualidade, o centro de tratamento de queimados, nossos CTQs, são bem estruturados, mas eles são ainda em pequeno número. Talvez essa maneira de iniciar um trabalho venha incentivar os gestores a construírem, porque diminuirá muito o custo. Se você tiver um primeiro atendimento adequado na ponta do sistema e um atendimento especializado posteriormente, o custo social do paciente diminuirá muito.”

Pinheiro ressaltou ainda, que as principais vítimas de queimaduras são crianças que ficam sozinhas em casa. Ele recomenda que em caso de encontrar uma pessoa queimada a primeira coisa a ser feita é afastá-la do agente causador.  Depois deve-se retirar suas vestes caso estejam queimadas, colocar a pessoa em água fria e corrente, dar um analgésico via oral, e encaminhá-la imediatamente a um posto de saúde mais próximo.

Outra recomendação importante do médico é evitar seguir conselhos que ensinam, de maneira errada, a colocar produtos, como pasta dental, sobre a pele queimada, pois impede o médico de reconhecer a área queimada e a profundidade da queimadura. Também não é recomendado perfurar as bolhas e usar medicamentos caseiros.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimados (SBQ), alguns cuidados podem ser tomados para evitar queimaduras: evitar crianças sozinhas em casa, trocar o botijão de gás sempre em ambiente aberto, não usar produtos inflamáveis, evitar o uso de álcool líquido, optando pela forma em gel, não usar produtos químicos em casa e ter cuidado ao fazer manutenção da instalação elétrica.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 130 mil pacientes com quaimaduras foram atendidos em estado de urgência nos ambulatórios no ano de 2009, desses, aproximadamente 15,5 mil foram internados para tratamento. O custo dessas internações ficou em torno de R$ 40 milhões.



Edição: Talita Cavalcante  


Agência Brasil - CFM prepara protocolo para melhorar primeiro atendimento a vitimas de queimadura - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário