Anúncios


sábado, 30 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Rio começa sábado experiência com bilhete único na região metropolitana - Direito Público

 
28 de Janeiro de 2010 - 19h10 - Última modificação em 28 de Janeiro de 2010 - 22h29


Rio começa sábado experiência com bilhete único na região metropolitana

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A experiência do bilhete único de transporte coletivo na região metropolitana do Rio de Janeiro começará a ser testado no próximo sábado (30), quando o volume de pessoas do sistema é menor. Este foi o tema central da reunião de hoje (28) dos secretários de Transporte dos municípios da região.

O preço unitário do bilhete único será R$ 4,40. Estima-se que 600 mil pessoas sejam beneficiadas com a implantação do sistema.

A principal decisão tomada no encontro é a limitação de meios de transporte a, no máximo, dois por trajeto, em combinações tais como trem-ônibus, metrô-ônibus, ônibus-barca. O sistema possibilita a economia de até R$ 12,90 aos passageiros que se deslocarem desde de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ou Niterói.
 
Para ter direito de usufruir o preço único, o passageiro terá que fazer a segunda viagem dentro de duas horas depois da primeira. Caso o usuário utilize um transporte e mude para outro, mas já tendo ultrapassado esse período determinado, será cobrada a passagem vigente do veículo.

Segundo o secretário estadual de Transporte, Júlio Lopes, o tempo médio utilizado entre os passageiros é de 60 minutos. Como o serviço disponibiliza 120 minutos, calcula-se que seja o suficiente para atender à boa parte da população. Lopes afirmou que, se houver necessidade, esse tempo poderá ser revisto.
 
Os passageiros que aderirem ao bilhete único podem utilizar o serviço também no final de semana. O governo vai subsidiar a passagem para o lazer. A medida é uma forma de incentivar o trânsito de pessoas pela cidade, pois, de acordo com a Secretaria de Transportes, mais de 40% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro não têm mobilidade devido aos altos custos com o transporte.  
 
Para solucionar eventuais problemas que possam ocorrer no dia da implementação do bilhete único, 30 fiscais estarão disponíveis em pontos estratégicos, como a Central do Brasil, para tirar as dúvidas dos usuários.



Edição: Lana Cristina  


Agência Brasil - Rio começa sábado experiência com bilhete único na região metropolitana - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário