Anúncios


sábado, 30 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Em menos de uma semana, 69 municípios decretaram situação de emergência - Direito Público

 
28 de Janeiro de 2010 - 19h25 - Última modificação em 28 de Janeiro de 2010 - 19h25


Em menos de uma semana, 69 municípios decretaram situação de emergência

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que, em menos de uma semana, 69 municípios decretaram situação de emergência devido a problemas provocados pela chuva ou pela seca. De acordo com a CNM, a falta de repasse de recursos federais para prevenção de desastres colabora com o grande número das ocorrências.

Segundo a confederação, há recursos federais disponíveis para prevenção e resposta a emergências e desastres nos municípios. Porém, conforme levantamento feito no ano passado pela instituição, os recursos ainda não são diretamente repassados aos municípios para que estes realizem maiores intervenções e obras de prevenção a desastres.

O estudo da CNM indica ainda que, dos recursos repassados para esse fim no período de 2003 a 2008, apenas 4,9% foram diretamente para municípios. De acordo com a confederação, isso dificulta a prevenção e a ajuda aos municípios em situação de emergência.

Entre os dias 22 e 27 deste mês, mais de 60 municípios decretaram situação de emergência, a maioria nos estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Maranhão. Do total de municípios prejudicados por problemas climáticos, 43 sofrem com a estiagem, 13 com as enchentes, dois com os deslizamentos e um com a seca.

Os problemas climáticos que levam os municípios a decretar situação de emergência variam de região para região, indo de enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra a estiagem e seca.




Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - Em menos de uma semana, 69 municípios decretaram situação de emergência - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário