Anúncios


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Agência Brasil - Foliões celebram 10º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal - Direito Público

 
29 de Janeiro de 2010 - 15h32 - Última modificação em 29 de Janeiro de 2010 - 15h32


Foliões celebram 10º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Antonio Cruz/ABr
Brasília - Representantes de Folias de Reis de diversos estados chegam a Brasília para o festival que vai até domingoBrasília - Representantes de Folias de Reis de diversos estados chegam a Brasília para o festival que vai até domingo
Brasília - Tem início hoje (29), no Parque de Exposições da Granja do Torto, o 10º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal.

A edição comemorativa de 10 anos do evento vai reunir, até domingo (31), grupos de Goiás, Minas Gerais, da Bahia, de Tocantins e Santa Catarina, além do Distrito Federal. A tradição das folias na região, no entanto, datam de muito mais tempo.

De acordo com o violeiro Volmir Batista, organizador e idealizador do evento desde a primeira edição, as folias de reis já ocorrem em Planaltina e Brazlândia, cidades próximas a Brasília, desde antes da construção da capital.

“O encontro serve na verdade para resgatar essa tradição das folias, que já existiam em várias cidades, vários lugares, mas não tinham visibilidade”, assinala Batista. Ele acrescenta que há sete anos o evento faz parte do calendário de eventos oficiais do DF.

Assim como o público, o número de grupos de foliões participantes aumenta anualmente, motivado pela diversidade do evento.

“Os grupos se sentem incentivados a dar continuidade e até a repassar os conhecimentos tradicionais para as futuras gerações, por causa da expressividade que o encontro tem alcançado”, acredita o organizador.

Segundo Volmir Batista, o evento não consegue comportar vários grupos que se dispõem a participar sem avisar previamente. Por esse motivo, os organizadores pedem que o público doe alimentos, para contribuir com a alimentação dos foliões. Isso porque, conforme a tradição, eles ficam alojados em acampamentos e casas da comunidade, durante toda a Folia.

Ednelson Ferreira, de Arinos (MG), é um dos foliões que chegou na noite de ontem (28) e está se preparando para a abertura oficial do evento, logo mais ao final da tarde.

Para ele, participar do Encontro em Brasília é a realização de um sonho. “A gente sempre ouve falar, então estar aqui em contato com outros grupos, trocando experiências, é uma oportunidade única. A Folia é isso, a gente aprende um com o outro, e todo mundo sai ganhando”, comemora.

O folião integra o grupo Nossa Senhora de Aparecida, de Arinos, desde os seis anos de idade, em continuidade a uma tradição religiosa da família. Para ele, a transmissão de conhecimento entre as gerações é o que mantém os encontros de folias por todo o Brasil.

Pela tradição, a Folia de Reis ocorre entre 1º e 6 de janeiro. Em diversas localidades do interior do país, os foliões visitam casas de devotos, cantando louvores, em representação à visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus.

O Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal também vai reunir artistas populares consagrados nacionalmente, como Renato Teixeira, Zé Mulato e Cassiano, Aparício Ribeiro, Saulo Laranjeira e Lourenço e Lourival, entre outros. Também serão ministradas oficinas de dança, de confecção de instrumentos, além de exposições e rodas de prosa.


Edição: Lílian Beraldo  


Agência Brasil - Foliões celebram 10º Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário