31 de Dezembro de 2008 - 17h38 - Última modificação em 31 de Dezembro de 2008 - 17h38
Chuva deve marcar o réveillon em 12 estados
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Doze estados brasileiros deverão passar a virada do ano sob chuva forte, de acordo com alerta da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). São eles Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia, Pará, Amazonas, Acre, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Até amanhã (1º), áreas de instabilidade tropical podem provocar pancadas de chuva na região Centro-Oeste, com risco de descargas elétricas e rajadas de vento, principalmente no noroeste e oeste matogrossense, no centro-sul de Goiás e em Mato Grosso do Sul.
Segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nuvens carregadas também devem provocar pancadas de chuva na virada do ano, na região Norte, com alerta de risco de descargas elétricas em Rondônia, Roraima, nas porções centro, oeste e sul do Pará, e também no Amazonas e no Acre.
Na região Sudeste, a previsão do tempo para a festa de réveillon mais famosa do país, na Praia de Copacabana, cartão postal do Rio de Janeiro, é de tempo nublado e chuva.
A Sedec alerta para possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento, principalmente no centro, norte e oeste paulista, no Rio de Janeiro e em Minas Gerias, especialmente no centro, sul, oeste, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. No Paraná, não está descartada a possibilidade da ocorrência de chuvas com granizo.
A recomendação da Defesa Civil é que a população redobre a atenção para as áreas de encostas e morros, pois, devido as freqüentes chuvas, o solo fica bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. A orientação é evitar ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.
Agência Brasil - Chuva deve marcar o réveillon em 12 estados - Direito Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário