Anúncios


sábado, 27 de junho de 2009

Agência Brasil - Rio instala Fórum Permanente de Defesa do Consumidor - Direito Público

 
25 de Junho de 2009 - 16h04 - Última modificação em 25 de Junho de 2009 - 17h57


Rio instala Fórum Permanente de Defesa do Consumidor

Luiz Augusto Gollo
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A exemplo de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, também o Rio de Janeiro tem, a partir de agora, o Fórum Permanente de Defesa do Consumidor, instalado hoje (25) na sede da Defensoria Pública, no centro da cidade.

A nova instância inspetora das relações de consumo é composta pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-RJ), Defensoria Pública, Procon e Ministério Público (MP-RJ) e começou a agir antes mesmo da instalação oficial, distribuindo, em março, 100 mil cartilhas Casa Segura a cidadãos na Central do Brasil, um dos pontos de maior movimento da cidade. Assinado pelo Inmetro, o folheto orienta sobre como evitar acidentes dentro de casa.

“Nosso objetivo é promover a ação integrada entre as instituições, para fortalecê-las e melhorar as relações de consumo”, disse na instalação do fórum o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo. “A integração proporcionará economia de recursos, otimização dos serviços e evitará a duplicidade de atitudes e providências”.

O Fórum Permanente de Defesa do Consumidor não tem sede, nem pessoal próprio e fará reuniões periódicas em qualquer dos núcleos integrantes, dependendo do assunto a ser tratado, e usará pessoal já em serviço. Alfredo Lobo explicou que as competências de cada instituição estão em estudo e que o pessoal começará logo o treinamento para ações conjuntas bem entrosadas. "Hoje, alguns órgãos estão mais estruturados, outros menos. As diferenças precisam ser consideradas”, disse ele.




Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - Rio instala Fórum Permanente de Defesa do Consumidor - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário