Anúncios


sábado, 27 de junho de 2009

Agência Brasil - TCU deveria ter investigado pagamentos de contratados por atos secretos, diz Cezar Britto - Direito Público

 
26 de Junho de 2009 - 13h50 - Última modificação em 26 de Junho de 2009 - 13h50


TCU deveria ter investigado pagamentos de contratados por atos secretos, diz Cezar Britto

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Apesar de os atos destinados à contratação de servidores em cargos de função de confiança no Senado terem sido secretos, seus efeitos – no caso os pagamentos – eram públicos e provavelmente estavam registrados em folha. Segundo o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, é importante investigar os motivos de esses pagamentos terem passado despercebidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“O TCU não fiscaliza apenas o Executivo. Cabe a ele fiscalizar também o Legislativo, poder ao qual é subordinado. Os atos de contratação eram secretos, mas seus efeitos eram públicos. Alguém recebia o dinheiro, trabalhando ou não”, disse hoje (26) à Agência Brasil.

Segundo Britto, esses pagamentos certamente estavam registrados em folha, mas não foram percebidos. “O TCU deveria ter investigado os motivos de esses pagamentos serem feitos sem que houvesse atos para justificá-los”, argumenta.

Para o advogado, o TCU precisa, a partir da atual crise do Senado, estimular seus setores de auditoria a adotar programas para identificar pagamentos sem prévia autorização.

“É preciso que o tribunal desenvolva trabalhos preventivos. A hora é de averiguar o presente e se precaver de atos dessa espécie no futuro”, propõe.



edição: Tereza Barbosa  


Agência Brasil - TCU deveria ter investigado pagamentos de contratados por atos secretos, diz Cezar Britto - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário