1 de Outubro de 2009 - 13h14 - Última modificação em 1 de Outubro de 2009 - 14h35
Cem mil pessoas devem acompanhar em Copacabana anúncio da sede das Olimpíadas
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os cariocas se prepararam para acompanhar amanhã (2) o anúncio da cidade que vai sediar as Olimpíadas de 2016. A prefeitura espera reunir, a partir das 10h, cerca de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana, zona sul, onde um telão vai transmitir, direto de Copenhague (Dinamarca), o anúncio da decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve vir ao Rio reforçar a torcida, acompanhada do ministro das Cidades, Marcio Fortes.
Na praia, a recomendação é para que as pessoas se vistam de verde e amarelo e ajudem a colorir a orla sobre a qual será estendida uma faixa de 2,5 mil metros, com o slogan “Rio Loves You” em alguns momentos da transmissão. A previsão do tempo promete céu aberto, com sol. A temperatura poderá chegar a 30 graus Celsius, segundo a meteorologia.
Entre as principais atrações da festa estão o cantor Lulu Santos, a bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro e o grupo Revelação, que deve se apresentar à tarde. Quem chegar cedo, poderá aproveitar para pintar o rosto, em tendas montadas em frente ao Hotel Copacabana Palace, a partir das 9h.
Durante o anúncio, no início da tarde, o telão também vai exibir mensagens de artistas declarando apoio à candidatura do Rio, que disputa com mais três cidades: Tóquio, Madri e Chicago. No palco, vão reforçar os pedidos em favor da capital fluminense os atletas olímpicos Torben Grael (iatismo), Shelda (vôlei), Maurren Maggi (atletismo), além do judoca Flávio Canto.
Quem estiver no centro do Rio também pode acompanhar o anúncio da cidade-sede das Olimpíadas com a torcida do mercado popular da Rua da Alfândega, conhecido como Saara, onde trabalham cerca de 8,5 mil pessoas. Duas televisões de 42 polegadas vão transmitir a cerimônia na altura da Travessa São Domingos.
“Estamos pedindo para que todos os nossos funcionários venham de camisa verde e amarela. Desde as 10h vamos funcionar fazendo força para que o Rio seja escolhido”, disse o presidente da Associação de Lojistas, Enio Bittencourt.
Para facilitar o transporte de quem pretende participar da festa em Copacabana, a concessionária do metrô disponibilizará trens extras das 10h às 16h. O bairro também terá um esquema especial de trânsito, com possível fechamento da pista perto da praia da Avenida Atlântica.
A festa na orla e o anúncio do Comitê Olímpico Internacional serão transmitidos ao vivo pela Rádio Nacional e pela TV Brasil.
Edição: Juliana Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário