30 de Março de 2009 - 19h03 - Última modificação em 30 de Março de 2009 - 19h03
Brasil vai enviar energia para suprir demanda do inverno argentino
Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasil poderá enviar até 2,1 mil megawatts de energia para a Argentina, entre abril e dezembro, para suprir as necessidades do país vizinho durante o inverno. O acordo de intercâmbio foi firmado hoje (30) entre o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o ministro do Planejamento, Investimento Público e Serviços da Argentina, Julio de Vido.
A quantidade exata de energia que será enviada ao país vizinho será definida pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) em reunião prevista para o dia 13 de abril. No ano passado, a quantidade de energia negociada no intercâmbio foi entre 800 e 1,5 mil megawatts.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a energia será proveniente de usinas hidrelétricas e térmicas que não estejam sendo utilizadas pelo Brasil. Entre maio e agosto, o Brasil enviará energia de origem hidráulica e a receberá de volta entre os meses de setembro e novembro. A energia térmica poderá ser enviada entre abril e dezembro e será paga pela Argentina.
Os ministros também assinaram uma declaração que prevê medidas para o crescimento do aproveitamento hídrico da região entre os dois países, como a hidrelétrica de Garabi, que deverá ser construída no Rio Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário