Anúncios


terça-feira, 31 de março de 2009

Agência Brasil - Em reunião do G20, Lula defenderá o fim dos paraísos fiscais - Direito Público

 
30 de Março de 2009 - 17h22 - Última modificação em 30 de Março de 2009 - 17h22


Em reunião do G20, Lula defenderá o fim dos paraísos fiscais

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Na reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderá o fim dos paraísos fiscais e a maior participação dos países emergentes nos organismos financeiros multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird).

“O presidente acredita que os paraísos fiscais são uma maneira de escapar da regulação do sistema financeiro internacional e, portanto, deveriam ser eliminados. Essa é a idéia”, disse o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

Sobre a participação das nações em desenvolvimento nos organismos financeiros internacionais, Lula argumentará que esses países têm conquistado peso significativo na economia mundial e têm direito a opinar nos órgãos.

“O desejo do presidente Lula é democratizar essas instituições internacionais para que os países em desenvolvimento e emergentes possam ter uma voz ativa e dar sua contribuição para a solução dos problemas que enfrentamos atualmente”, afirmou Baumbach.

Lula chega a Londres na quarta-feira (1º) para a reunião do G20, que ocorre no dia seguinte (2). Antes, ele vai encontrar com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, para acertar posições para o encontro financeiro na capital inglesa.

Na passagem por Londres, Lula aproveitará para ter encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o presidente da China, Hu Jintao, além de conhecer as obras em andamento para as Olimpíadas de 2012, na Inglaterra.



 


Agência Brasil - Em reunião do G20, Lula defenderá o fim dos paraísos fiscais - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário