Anúncios


segunda-feira, 30 de março de 2009

Agência Brasil - Cooperativas habitacionais promovem ato em defesa da moradia no Distrito Federal - Direito Público

 
29 de Março de 2009 - 17h00 - Última modificação em 29 de Março de 2009 - 19h10


Cooperativas habitacionais promovem ato em defesa da moradia no Distrito Federal

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
José Cruz/ABr
Brasília - Ato em defesa da moradia, organizado pela Coalização pela Moradia Popular, que congrega mais de 400 entidades, reúne cerca de 30 mil pessoas na cidade satélite de TaguatingaBrasília - Ato em defesa da moradia, organizado pela Coalização pela Moradia Popular, que congrega mais de 400 entidades, reúne cerca de 30 mil pessoas na cidade satélite de Taguatinga
Brasília - Cooperativas habitacionais ligadas à Organização Coalização pela Moradia Popular promoveram hoje (29) o Ato em Defesa da Moradia, em Taguatinga, cidade-satélite do Distrito Federal.

O representante da organização e coordenador do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Léo Rezende, disse que manifestação reflete os anseios de mais de 60 mil famílias que ganham até três salários mínimos e que são sem-teto, pagam aluguel ou vivem na casa de amigos ou parentes.

“Durante anos não tivemos oportunidade habitacional. A maioria das famílias aqui reunidas poderia ser enquadrada no programa Minha Casa, Minha Vida", disse Rezende, referindo-se ao programa de habitação lançado na última quarta-feira (25) pelo governo federal, que prevê a construção de 1 milhão de moradias populares em todo o país.

O coordenador defendeu uma parceria entre a União e o Governo do Distrito Federal (GDF) para que mais de 10 mil famílias sejam atendidas no DF.

Pelos cálculos da organização, que reúne cerca de 400 cooperativas habitacionais, aproximadamente 30 mil pessoas participaram do ato, que contou com a presença do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

No evento, ele manifestou apoio ao programa de habitação do governo federal. “Vamos tirar o plano habitacional do papel, pelo caminho da legalidade. O GDF é o primeiro a se unir ao desafio da União para a construção de casas populares.”

Entre as reivindicações da Organização Coalização pela Moradia Popular estão o início das obras no empreendimento Riacho Fundo 2, destinados as 5.089 famílias cadastradas na Companhia Habitacional do Distrito Federal, a criação de áreas habitacionais e a sanção do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT).

Segundo o governador, as primeiras ruas do Riacho Fundo 2 serão abertas no dia 15 de abril. “A notícia mais positiva do dia é o documento de licença provisória ambiental que acabo de receber do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] que permite o início das obras”, afirmou Arruda.



 


Agência Brasil - Cooperativas habitacionais promovem ato em defesa da moradia no Distrito Federal - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário