Anúncios


terça-feira, 31 de março de 2009

Agência Brasil - Livro mostra fotografias de favelas do Rio de Janeiro feitas pelos próprios moradores - Direito Público

 
31 de Março de 2009 - 15h30 - Última modificação em 31 de Março de 2009 - 15h30


Livro mostra fotografias de favelas do Rio de Janeiro feitas pelos próprios moradores

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - Um retrato das favelas da região metropolitana do Rio de Janeiro feito por quem mora nesses locais. Essa é proposta do livro Viva Favela, que reúne 50 fotografias de sete autores e será lançado na noite de hoje, no centro do Rio.

O livro é resultado do projeto homônimo, realizado pela organização não-governamental Viva Rio desde 2001, que transforma moradores de favelas do Grande Rio em "repórteres" para mostrar o cotidiano dessas comunidades.

Em oito anos de existência, o portal Viva Favela formou um acervo de cerca de 50 mil fotografias, das quais 50 foram selecionadas para o livro. Um dos fotógrafos é o ex-auxiliar de escritório Walter Mesquita, morador de uma região carente de Queimados, na Baixada Fluminense.

“A gente considera esse trabalho como um auto-retrato da favela, porque quem fez essas imagens é quem vivencia, quem está ali, quem vê aquele cotidiano, as dificuldades. A gente retrata coisas que, com certeza, qualquer outro fotógrafo ou jornalista não conseguiriam retratar, porque não faz parte desse cotidiano”, conta.

Entre as fotos estão imagens de crianças se divertindo, de uma família brincando em uma piscina improvisada na laje de uma casa e até de operações policiais. Dos sete autores, cinco são moradores de favelas e duas são editoras do site Viva Favela, que implantaram o projeto.

 Mesquita, que sempre teve a fotografia como um hobby, decidiu tornar-se um fotógrafo profissional depois de integrar a equipe do Viva Favela, em 2001. Hoje, ele é editor de fotografia do portal.



 


Agência Brasil - Livro mostra fotografias de favelas do Rio de Janeiro feitas pelos próprios moradores - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário