Anúncios


terça-feira, 31 de março de 2009

Agência Brasil - Paulo Bernardo defende ação integrada dos países para reduzir crise financeira - Direito Público

 
30 de Março de 2009 - 20h12 - Última modificação em 30 de Março de 2009 - 20h12


Paulo Bernardo defende ação integrada dos países para reduzir crise financeira

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje (30), em Medellín, na Colômbia, que “somente uma ação coordenada dos países, principalmente no âmbito do G20, e a atuação robusta das instituições financeiras internacionais poderão restabelecer um fluxo equilibrado de recursos no cenário internacional”.

A informação foi divulgada pela sua assessoria, em Brasília. O ministro participa da Assembléia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que se realiza até amanhã (31).

Paulo Bernardo, em seu pronunciamento, que houve forte retração do fluxo de investimento e de recursos para o financiamento do comércio exterior. Segundo ele, isso comprometeu as balanças de transações correntes de vários países, bem como o nível de emprego e renda em todo o mundo.

O ministro defendeu a adoção de novos instrumentos para atuação do BID no setor privado, para que "se evite a competição pela alocação de recursos entre as janelas pública e privada." Na sua avaliação, essa atuação "merece maior autonomia administrativa e programática", uma vez que o apoio ao setor privado tem se firmado como uma das grandes contribuições da instituição para o desenvolvimento da região.

Bernardo, que é representante do governo brasileiro no BID, destacou, ainda, na reunião a necessidade de se aprofundar o processo de descentralização do banco e o fortalecimento das representações nos países.

Ele apoiou a revisão imediata de adequação do capital do BID e reiterou a necessidade de medidas que aumentem a capacidade de empréstimo e desembolso do banco para países que sofrem perdas de arrecadação.



 


Agência Brasil - Paulo Bernardo defende ação integrada dos países para reduzir crise financeira - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário