Anúncios


terça-feira, 31 de março de 2009

Agência Brasil - Grupo de trabalho indígena do Ministério da Cultura quer virar colegiado - Direito Público

 
30 de Março de 2009 - 13h02 - Última modificação em 30 de Março de 2009 - 15h44


Grupo de trabalho indígena do Ministério da Cultura quer virar colegiado

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A criação de um colegiado setorial indígena é o principal tema discutido durante a primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho para Identificar Políticas Públicas para as Culturas Indígenas, do Ministério da Cultura, que ocorre até amanhã (31) em Brasília. Segundo o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Américo Córdula, transformar o grupo de trabalho em colegiado vai auxiliar o Conselho Nacional de Cultura a criar o plano setorial indígena.

“É um grupo que vem a bastante tempo indicando o norte das nossas políticas dentro da secretaria. O grupo de trabalho se encerra agora e começa uma nova fase de diálogo entre as comunidades indígenas e o ministério.”

O Plano Nacional de Cultura é a lei que rege as políticas públicas de cultura durante dez anos e será votado este ano no Congresso Nacional. O objetivo de criar um colegiado é auxiliar o Conselho a contemplar o plano setorial indígena dentro do plano nacional.

Américo destaca que a participação dos representantes indígenas é essencial para a criação de políticas públicas que atendam às reais necessidade. “Pretendemos que essas políticas tenham o protagonismo dos povos indígenas. Essa participação das lideranças acaba refletindo nas nossas ações”, afirma.

O representante dos povos indígenas dentro Conselho Nacional de Política cultura, índio Romancil Kretã, da etnia Kaigang concorda com o secretário. “Não dá pra discutir uma política voltada nacionalmente sem consultar as regiões. Tem que se trazer representantes das regiões que é um sonho nosso, não só uma política de governo.

Durante os quatro anos de trabalho do grupo a valorização da cultura indígena sempre foi prioridade. “Eles têm problemas de visibilidade nos locais onde moram. É feito um trabalho de valorização da cultura indígena, do entendimento da especificidade e da diversidade que faz parte da cultura brasileira como o todo”, afirma o gerente da Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Marcelo Manzatti.

Em 2009, o Grupo de Trabalho para Identificar Políticas Públicas para as Culturas Indígenas deve inaugurar 150 pontos de Cultura Indígena, que fazem parte do programa Mais Cultura do governo federal e ainda realizar o Encontro dos Povos Guaranis da América do Sul, na cidade de Dourados, em Mato Grosso do Sul.



 


Agência Brasil - Grupo de trabalho indígena do Ministério da Cultura quer virar colegiado - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário