Anúncios


domingo, 29 de março de 2009

Agência Brasil - ENAP promove lançamento de livro sobre liderança política - Direito Administrativo

 
25 de Março de 2009 - 23h13 - Última modificação em 25 de Março de 2009 - 23h13


ENAP promove lançamento de livro sobre liderança política

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) promoveu hoje (25) o lançamento do livro Poder Presidencial e os Presidentes Modernos – A Política de Liderança de Roosevelt a Reagan, de Richard Neustadt. Antes do lançamento da publicação, o professor da London School of Economics, Michael Barzelay, fez uma palestra sobre o livro.

De acordo com Barzelay, do ponto de vista de Neustadt, para que um presidente possa governar, é necessário que “o presidente consiga barganhar com diferentes poderes”. Esse poder de barganha depende da “reputação” que o presidente tem, porque um mandatário que não possuiu boa reputação corre o risco de não ter suas solicitações aceitas durante esse processo.

Mas o professor chamou atenção para o fato da governança ser um processo no qual todos precisam se adaptar. “Governo e sociedade precisam se adaptar aos desafios que aparecem durante o processo”, afirmou Barzelay.

Ele destacou ainda a parte do livro que trata de quem assessora o presidente. Para o autor do livro, quem assessora o presidente deve deixar de lado os mitos de como o governo funciona e ter em mente como o governo realmente funciona. “É importante assegurar que essas pessoas não tenham falsos julgamentos”, disse. “Destruir os mitos para [o presidente] receber informações certas”, disse.

A primeira edição do livro foi lançada em 1960. Neustadt foi consultor de vários presidentes norte-americanos, entre eles Harry Truman, John Kennedy, Lyndon B. Johnson e Bill Clinton.






 


Agência Brasil - ENAP promove lançamento de livro sobre liderança política - Direito Administrativo

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário