Anúncios


sábado, 30 de maio de 2009

Agência Brasil - Mantega nega retomada de cobrança de IOF em investimentos estrangeiros em renda fixa - Direito Tributário

 
29 de Maio de 2009 - 11h49 - Última modificação em 29 de Maio de 2009 - 11h56


Mantega nega retomada de cobrança de IOF em investimentos estrangeiros em renda fixa

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou, por meio de sua assessoria, a notícia publicada hoje (28) na imprensa sobre discussões no governo para a retomada da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nos investimentos estrangeiros em renda fixa, dirigidos sobretudo à compra de títulos públicos.

Segundo o ministro, o governo não está cogitando implantar o IOF para nenhuma modalidade de aplicação, já que e entrada de capitais é positiva. Esse movimento, indicou, mostra que o país é confiável.

O ministro disse ainda que o fluxo de renda fixa dos estrangeiros é baixo e, por isso mesmo, não justificaria, como foi publicado, a implantação do IOF. Isso poderia, inclusive ser um sinal negativo para esse fluxo de capitais. Mantega considerou “equivocada” a informação.

Ele enfatizou também que o Ministério da Fazenda não cogita mexer no IOF neste momento, principalmente para os títulos públicos. Segundo ele, o governo quer sim a compra desses papéis por estrangeiros e não há interesse em reduzir esse fluxo.

O ministro lembrou que em outros países há saída de capitais, mas que no caso do Brasil a situação é inversa, com entrada de recursos. Mantega acrescentou que o fluxo está positivo e o governo não pretende “atrapalhar esse situação favorável”.



Edição: Tereza Barbosa  


Agência Brasil - Mantega nega retomada de cobrança de IOF em investimentos estrangeiros em renda fixa - Direito Tributário

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário