Anúncios


domingo, 31 de maio de 2009

Agência Brasil - Secretaria lança livro sobre a situação dos direitos humanos no Brasil - Direito Público

 
26 de Maio de 2009 - 21h33 - Última modificação em 27 de Maio de 2009 - 09h41


Secretaria lança livro sobre a situação dos direitos humanos no Brasil

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Wilson Dias/ABr
Brasília - O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi,   lança  o livro Brasil Direitos Humanos - 2008 : A realidade do País aos 60 anos da Declaração UniversalBrasília - O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, lança o livro Brasil Direitos Humanos - 2008 : A realidade do País aos 60 anos da Declaração Universal
Brasília - A Secretaria Especial dos Direitos Humanos lançou hoje (26) o livro Brasil Direitos Humanos – 2008: A realidade do País aos 60 anos da Declaração Universal. A publicação é gratuita e traz dados atualizados e informações sobre as políticas públicas aplicadas ao tema.

O livro é a nova versão de uma publicação lançada há dez anos em comemoração aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana. De acordo com o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, o livro não tem o objetivo de promover as ações do governo, mas sim de mostrar a atual situação dos direitos humanos no Brasil.

“O livro não pode ser, em hipótese alguma, considerado ‘chapa branca’. É um livro que atualiza a questão dos direitos humanos no Brasil mais do que na versão de dez anos atrás. Esse [livro] ouve o povo quilombola, a criança e o adolescente, o sem-teto, o sem-terra, o drama da população carcerária no Brasil e ainda as questões ambientais e indígenas”, afirmou Vanucchi.

Para o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, o Brasil tem o que comemorar na conquista dos direitos humanos. Segundo ele, o governo enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei determinado que todos os órgãos públicos forneçam informações aos cidadãos.

“A regra é que todo cidadão tenha acesso à informação pública. Isso é um avanço, porque não era assim no Brasil. Nós esperamos que o Congresso aprove e aperfeiçoe o projeto em um prazo de tempo curto para que o país possa ter uma legislação moderna e democrática.”, disse Martins.

O livro tem um aspecto jornalístico com reportagens, entrevistas e fotos de pessoas que relatam as suas histórias de vida, abrangendo a concretização ou a falta dos direitos humanos. “O livro apresenta corajosamente os problemas, as violações a todos os aspectos em que a Justiça e a igualdade ainda não estão plenamente configuradas.”, afirmou Vanucchi.

Estiveram presentes no lançamento do livro, além do ministro Franklin Martins, os ministros da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, da Justiça, Tarso Genro, e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.


 


Agência Brasil - Secretaria lança livro sobre a situação dos direitos humanos no Brasil - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário