Anúncios


domingo, 31 de maio de 2009

Agência Brasil - Melhoria na formação de professor passa por mudanças em universidades, diz especialista - Direito Público

 
28 de Maio de 2009 - 20h07 - Última modificação em 28 de Maio de 2009 - 20h07


Melhoria na formação de professor passa por mudanças em universidades, diz especialista

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Para melhorar a formação dos professores das escolas públicas do país, proposta lançada hoje (28) pelo Ministério da Educação (MEC), é preciso transformar a mentalidade das universidades federais, defende o presidente do Movimento Todos pela Educação, Mozart Neves.

Na avaliação do especialista, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as licenciaturas não são prioridade nas agendas das instituições de ensino superior que são mais preocupadas com o desenvolvimento de pesquisas.

Para Mozart, o plano lançado hoje é um passo importante, mas é determinante uma reforma na carreira dos professores e a valorização salarial para atrair os jovens talentos para as licenciaturas.

“Os melhores alunos ainda vão para medicina, direito ou engenharia e para ter os melhores professores temos que ter os melhores alunos do ensino médio.”

De acordo com Mozart, os alunos que hoje ingressam nas licenciaturas chegam com grandes deficiências da educação básica. “E as universidades não têm sensibilidade para trabalhar e acolher esse aluno. Muitos não passam do primeiro semestre.”

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, também destacou a necessidade de se criar uma carreira estruturada para atrair a juventude para o magistério.

Ele ressaltou que a formação é uma das variáveis, mas não é a única. “É preciso dar aos professores uma perspectiva de futuro, mas nem o piso de R$ 950 os estados e municípios estão querendo pagar.”

Durante cerimônia de lançamento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que um dos principais objetivos da proposta é atrair a juventude para o magistério. “Queremos que eles vejam a carreira do professor como estratégica para o desenvolvimento do país.”

Segundo o presidente do Movimento Todos pela Educação, em países como a Finlândia e a Coreia, que apresentam excelentes indicadores de qualidade de educação, 20% dos melhores alunos do ensino médio escolhem as licenciaturas.

“A mudança tem que ser cultural e precisa envolver toda a sociedade. Precisamos de currículos atraentes, salário e carreira.”

Edição: Lílian Beraldo  



Agência Brasil - Melhoria na formação de professor passa por mudanças em universidades, diz especialista - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário