Anúncios


segunda-feira, 2 de março de 2009

Agência Brasil - Exército colombiano descobre complexo de cavernas das Farc - Direito Internacional

 
2 de Março de 2009 - 08h47 - Última modificação em 2 de Março de 2009 - 08h47


Exército colombiano descobre complexo de cavernas das Farc

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Tropas do Exército colombiano encontraram um complexo de cavernas utilizado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nas selvas da região sul do país, no estado de Meta. As cavernas têm capacidade para abrigar até 500 guerrilheiros no caso de bombardeios aéreos. As informaçõe são da BBC Brasil.

De início, a missão do Exército colombiano era encontrar o esconderijo de um alto comandante das Farc que já havia fugido do local. Mas, ao entrar nos túneis, os soldados descobriram uma série de cavernas secretas interligadas que serviam de depósito de equipamentos militares e como abrigo antiaéreo.

As cavernas também eram utilizadas para a fabricação de bombas. O Exército colombiano encontrou milhares de quilos de explosivos já preparados – incluindo minas terrestres e morteiros.

De acordo com o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, os soldados encontaram ainda instalações médicas nas cavernas. “Em algumas delas, encontramos hospitais completos. Isso prova que os feridos, inclusive os líderes do bloco oriental das Farc, podem ter se recuperado lá de seus ferimentos e terem sido enviados de volta para o combate”.

Os hospitais subterrâneos encontrados na selva colombiana lembram os locais utilizados por combatentes comunistas durante a Guerra do Vietnã. As instalações incluem uma sala de cirurgia improvisada e equipamento para executar uma operação dentária. Os soldados também encontraram instrumentos médicos usados em cirurgias de aborto.



 


Agência Brasil - Exército colombiano descobre complexo de cavernas das Farc - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário