Anúncios


sábado, 21 de março de 2009

Agência Brasil - Industrialização, a alternativa de crescimento para Jaraguá do Sul - Direito Público

 
20 de Março de 2009 - 11h54 - Última modificação em 20 de Março de 2009 - 12h36


Industrialização, a alternativa de crescimento para Jaraguá do Sul

Pedro Peduzzi
Enviado Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Wilson Dias/ABr
Jaraguá do Sul (SC) - Empresa do setor têxtil, a Malwee teve queda de 20% no produção. Mesmo assim, a indústria não demitiu funcionáriosJaraguá do Sul (SC) - Empresa do setor têxtil, a Malwee teve queda de 20% no produção. Mesmo assim, a indústria não demitiu funcionários
Jaraguá do Sul (SC) - A geografia fez Jaraguá do Sul, hoje conhecida como capital do empreendedorismo no Brasil, abandonar sua vocação agrícola, principalmente para o plantio de arroz. Cercado por morros e montanhas, o município de colonização européia não tinha condições de competir com a agricultura de larga escala praticada em outras regiões do país. Por isso, só restou uma saída para desenvolver a economia local: a industrialização.

“Foi a solução encontrada por nossos antepassados para absorver os trabalhadores que estavam perdendo o emprego no campo”, explica o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Guido Jackson Bretzke.

Muitos migrantes vieram da Europa, principalmente alemães, poloneses e italianos, para trabalhar nas lavouras. “Mas a agricultura foi perdendo peso e precisávamos dar conta dessa mão-de-obra excedente. Sabíamos que estávamos no mesmo barco e procuramos as soluções para os nossos problemas”, orgulha-se Bretzke.

Ele explica que o diferencial da cidade “é exatamente o de prezar pela geração de empregos”. “Aqui não há matéria-prima abundante e nem grande mercado consumidor. O que temos é mão-de-obra”.

“Precisamos da mão-de-obra especializada que temos e sempre fizemos de tudo para mantê-la e evitar o risco de nossos talentos saírem da cidade”, resume o presidente da Acijs, entidade que reúne 1.100 empresas associadas, todas instaladas no município.

Ter investido tanto no setor produtivo resultou em grandes avanços para a cidade. Mais de sete mil empresas estão instaladas no município, que tem cerca de 130 mil habitantes. Boa parte delas bem-sucedida e empregando grande quantidade de mão-de-obra.

“Por causa desses investimentos quase não há miséria e nem desemprego em Jaraguá do Sul”, gaba-se o diretor de Planejamento da prefeitura da cidade, Lauro Stoinski.

Em 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – que mede a expectativa de vida ao nascer, o nível educacional e a renda per capita de um país ou região – de Jaraguá do Sul estava entre os 30 mais altos do país, atingindo a marca de 0,850, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. O IDH médio do Brasil, na época, era de 0,757.





 



Agência Brasil - Industrialização, a alternativa de crescimento para Jaraguá do Sul - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário