Anúncios


domingo, 1 de março de 2009

Agência Brasil - Secretária da Receita lamenta morte de ex-titular do órgão - Direito Público

 
26 de Fevereiro de 2009 - 20h42 - Última modificação em 26 de Fevereiro de 2009 - 22h41


Secretária da Receita lamenta morte de ex-titular do órgão

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A secretária da Receita Federal, Lina Maria Vieira, manifestou hoje (26) pesar pela morte do ex-secretário do órgão Osíris Lopes Filho. Em nota oficial, Lina afirmou que Osíris foi um dos melhores ocupantes do cargo, ao atuar no combate à sonegação de impostos.

“O doutor Osíris deixou marcas inolvidáveis no esforço de valorização dos servidores da Receita Federal, pela coragem de enfrentar interesses poderosos e combater efetivamente a sonegação, a pirataria e o contrabando”, destaca o texto.

Advogado especializado em tributação, Lopes Filho, de 69 anos, morreu às 8h30 de hoje no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, após complicações causadas por um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado desde sexta-feira (20).

Secretário da Receita no governo de Itamar Franco, no início dos anos 90, Osíris Lopes Filho ficou conhecido por confrontar o patrimônio e as declarações de renda de contribuintes com iates e aviões. Ele também criou os centros de atendimento aos contribuintes.

Osíris saiu do cargo em 1994, após determinar que a bagagem dos jogadores brasileiros passasse pela Alfândega no retorno da seleção ao país, depois da conquista do tetracampeonato mundial na Copa dos Estados Unidos. Impedido de cobrar o Imposto de Importação sobre o excesso de bagagem,  ele resistiu às pressões políticas, não abriu mão de taxar, e renunciou em razão de não desistir de taxar.



 


Agência Brasil - Secretária da Receita lamenta morte de ex-titular do órgão - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário