30 de Abril de 2009 - 18h55 - Última modificação em 30 de Abril de 2009 - 18h55
Lula diz que o Brasil tem mais condições de superar a crise do que a China
Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio Janeiro - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, avaliou hoje (30) que devido as condições políticas, o Brasil tem mais capacidade de enfrentar a crise financeira mundial que a China.
“Não existe, hoje, no mundo, nenhum país mais preparado para enfrentar a crise que o Brasil. Não existe. Possivelmente, a China esteja em condições tão boas quanto o Brasil", afirmou Lula antes de ponderar: “Mas lá, o partido pode muito. Lá, quando o partido decide, acontece. Aqui, temos que ouvir muitas coisas, temos um Congresso livre, imprensa livre, temos sindicatos, além de outras coisas que criamos.”
Os chineses têm uma das maiores taxas de crescimento do mundo e são governados por um partido comunista. Na última previsão, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou um crescimento de 6,5% na China neste ano e retração de 1,3% no Brasil.
Ao discursar para 1.000 operários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o presidente voltou a afirmar que combaterá a crise com investimentos. “Em vez de evitar fazer investimentos, estamos investindo mais de R$ 600 bilhões de reais em obras públicas.”
Quando questionado sobre a queda do emprego, que alcançou número recorde de 2 milhões de pessoas, Lula minimizou o dado, afirmando que o primeiro trimestre do ano não foi bom para várias economias.
“Alguns indicadores mostram que o primeiro trimestre foi ruim no mundo inteiro. Mas também em vários países, sobretudo no Brasil, temos sinais de recuperação’, afirmou. “As informações que tenho, que são as mesmas de vocês, pois, estão públicas nos jornais, é de melhora em vários setores.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário