Anúncios


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agência Brasil - Amaral pede e ministra sinaliza que pode incluir lançamento de foguetes no PAC - Direito Internacional

 
29 de Abril de 2009 - 18h38 - Última modificação em 29 de Abril de 2009 - 18h38


Amaral pede e ministra sinaliza que pode incluir lançamento de foguetes no PAC

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O diretor-geral brasileiro da empresa Alcântara Cyclone Space, Roberto Amaral, quer a inclusão do projeto de lançamento de foguetes e satélites no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, isso daria força política e credibilidade ao projeto e, como conseqüência, resolveria com mais rapidez os entraves burocráticos.

Amaral fez o pedido hoje (29) à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em reunião, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). “A questão do PAC é política. O projeto que aparece, em qualquer lugar, dizendo que é do PAC é tratado diferente”, afirmou o diretor e ex-ministro de Ciência e Tecnologia. A empresa é formada por Brasil e Ucrânia.

Ele acredita que seria possível fazer um lançamento experimental em 2010. As obras, conforme Amaral, precisam começar em agosto e ainda dependem de licenciamento ambiental.

O diretor da Cyclone Space vem fazendo a solicitação para a entrada do projeto no PAC desde 2007, ano de criação da empresa, mas só agora, segundo ele, a ministra sinalizou com a possibilidade da inclusão do projeto no programa do governo que inclui investimentos públicos em obras e infra-estrutura.

“A ministra Dilma vai advogar para o ingresso do nosso projeto no PAC”, afirmou. “Havia dificuldades por causa da velha história das prioridades. Se colocar tudo como prioridade, nada será prioridade”, justificou.

Ainda conforme Amaral, o capital da empresa passou de US$ 105 milhões para US$ 475 milhões, valor acertado há dois dias. A liberação do montante do lado brasileiro ainda depende de aval do Ministério do Planejamento.

No dia 5 de agosto, o presidente da Ucrânia deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Roberto Amaral vai sugerir um encontro também em Alcântara. No próximo dia 4, Amaral e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, vão visitar o Centro de Lançamento de Alcântara, que fica no Maranhão.



 


Agência Brasil - Amaral pede e ministra sinaliza que pode incluir lançamento de foguetes no PAC - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário