Anúncios


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agência Brasil - Operação desmantela esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda - Direito Tributário

 
29 de Abril de 2009 - 19h15 - Última modificação em 29 de Abril de 2009 - 19h15


Operação desmantela esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Uma operação conjunta da Polícia Federal, Receita Federal e do Ministério Público Federal desbaratou hoje (29) um esquema de fraudes em declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. Agentes e fiscais cumpriram mandado de busca e apreensão num escritório de contabilidade em Brasília.

De acordo com os investigadores, os responsáveis pelo escritório prometiam ampliar o valor das restituições ou diminuir o valor do imposto a pagar, inserindo informações falsas nas declarações. Os responsáveis pelo escritório apresentavam-se como assessores tributários e cobravam R$ 150 por atendimento e 20% após o pagamento da restituição.

Com o material apreendido, os investigadores pretendem identificar os beneficiários do esquema. Entre as pessoas que receberam restituições indevidas, segundo a Receita, estão servidores públicos.

Agora, os contribuintes que se favoreceram do esquema terão de comprovar à Receita os dados informados na declaração. Em caso de divergência, o imposto será novamente lançado e será cobrada multa de até 225% do imposto omitido.

Os beneficiários também estão sujeitos às sanções penais. Segundo a Receita, fraudes semelhantes em todo o país provocaram perdas de R$ 34 milhões para os cofres públicos nos últimos cinco anos.

Conforme o balanço mais recente do órgão, 21.431.736 pessoas enviaram a declaração do Imposto de Renda até as 17h de hoje. Isso representa 85% dos 25 milhões de contribuintes que devem declarar o imposto neste ano. O prazo para a entrega termina à meia-noite de amanhã (30). Nesta madrugada, o sistema de transmissão dos formulários ficará fora do ar das 4h às 5h.


 



Agência Brasil - Operação desmantela esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda - Direito Tributário

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário