Anúncios


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agência Brasil - ONG espalha 800 livros no centro do Rio, durante Dia da Educação - Direito Público

 
28 de Abril de 2009 - 13h48 - Última modificação em 28 de Abril de 2009 - 17h20


ONG espalha 800 livros no centro do Rio, durante Dia da Educação

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - Cerca de 800 livros foram espalhados por bancos de praças e bares na Cinelândia, centro da cidade do Rio do Janeiro, hoje (28), Dia da Educação. A iniciativa é da organização não-governamental Ação da Cidadania e pretende incentivar a leitura. Quem encontrar um livro deve lê-lo e, posteriormente, deixá-lo em outro espaço público para que outra pessoa conheça a história.

“Por meio de um marcador, dentro da obra, alertamos aos leitores que depois de usados, os livros devem ser deixados em um lugar público para outra pessoa”, explica a coordenadora da campanha, Valesca Xavier.Segundo ela, a medida incentiva a leitura e estimula a educação, uma das formas mais importantes de se combater a miséria.

“O indivíduo que não lê, que lê mal, tem baixa escolaridade”, afirmou. “Se tem baixa escolaridade, tem um sub-emprego, então, ele tem baixa renda, se tem baixa renda, pode ter fome, se tem fome não estuda”, relacionou Xavier.

A coordenadora também lembrou que, no Brasil, cerca de 37 milhões de pessoas são analfabetas funcionais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas pessoas têm menos de quatro anos de estudo e não conseguem escrever ou entender um texto simples.



 


Agência Brasil - ONG espalha 800 livros no centro do Rio, durante Dia da Educação - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário