Anúncios


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agência Brasil - Pecuaristas de 18 estados e do Distrito Federal imunizam em maio rebanhos contra aftosa - Direito Público

 
27 de Abril de 2009 - 19h03 - Última modificação em 27 de Abril de 2009 - 19h03


Pecuaristas de 18 estados e do Distrito Federal imunizam em maio rebanhos contra aftosa

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa começa sexta-feira (1º) em 18 estados e no Distrito Federal. Os pecuaristas têm até o fim de maio para vacinar seu rebanho.

No ano passado, foram imunizados 170,5 milhões de bovinos, quase 97% do rebanho que deveria ser vacinado. Apenas os criadores de Santa Catarina, estado que detém o status de livre de aftosa sem vacinação, não precisam realizar a campanha de imunização.

Os estados de Alagoas, do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Rondônia e Roraima iniciaram a primeira etapa da campanha neste mês. Os criadores de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, do Espírito Santo e Paraná e de São Paulo precisarão vacinar, neste momento, apenas os animais com até 24 meses de idade.

Estados fronteiriços à Bolívia precisam redobrar o cuidado com a imunização na faixa de aproximadamente 15 quilômetros da fronteira. “Hoje a vacinação é utilizada como uma barreira para evitar a disseminação da doença. É fundamental que se mantenha uma cobertura vacinal elevada nesta faixa, bem como ajudar a melhorar a cobertura vacinal do lado boliviano”, diz a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária do Estado do Acre, Maria Eva de Jesus, em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

Além de imunizar o rebanho, os pecuaristas devem declarar a vacinação ao instituto de defesa agropecuária de seu estado. Para quem vacinará no mês de maio, a declaração deve ser entregue até 15 de junho. A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada nos meses de outubro e novembro.





 


Agência Brasil - Pecuaristas de 18 estados e do Distrito Federal imunizam em maio rebanhos contra aftosa - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário