Anúncios


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agência Brasil - Quase 30 famílias de agricultores não-índios ainda estão na Raposa, estima Funai - Direito Público

 
30 de Abril de 2009 - 13h22 - Última modificação em 30 de Abril de 2009 - 13h22


Quase 30 famílias de agricultores não-índios ainda estão na Raposa, estima Funai

Marco Antonio Soalheiro
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Boa Vista - A Administração Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Boa Vista estima que 28 famílias de agricultores brancos ainda estejam dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR). Hoje (30) termina o prazo dado pela Justiça para a desocupação da reserva pelos não-índios. Das 28 famílias, segundo a Funai, 24 já tiveram indenizações depositadas em juízo, uma delas receberá os valores até o fim da semana e as demais tiveram as benfeitorias consideradas de má-fé, sem direito à indenização.

Todas as famílias devem deixar a área até o fim do dia, sob pena de serem retiradas pela Polícia Federal a partir de amanhã (1º). Elas podem pleitear na Justiça o aumento das indenizações. “Havendo discordância de valores, a Funai respeitará a decisão da Justiça. Fizemos um levantamento bem detalhado, mas nada impede que as famílias requeiram nova perícia”, afirmou o administrador regional da Funai, Gonçalo Teixeira.

A fundação também se dedicará nos próximos meses a intermediar um consenso entre as comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol em relação a futuros projetos na área. Os 18 mil índios são representados por associações que têm divergências históricas.

“Nosso papel será o de buscar um entendimento entre as lideranças. Haverá uma grande assembléia para isso, provavelmente no fim de maio. Serão discutidas a ocupação de benfeitorias e as políticas públicas prioritárias para a região”, disse Teixeira.



 


Agência Brasil - Quase 30 famílias de agricultores não-índios ainda estão na Raposa, estima Funai - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário