Anúncios


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agência Brasil - Brasil e Peru assinam acordo para realização de estudos de construção de hidrelétricas - Direito Internacional

 
28 de Abril de 2009 - 20h16 - Última modificação em 28 de Abril de 2009 - 20h16


Brasil e Peru assinam acordo para realização de estudos de construção de hidrelétricas

Yara Aquino
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio Branco (AC) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Peru, Alan García, assinaram um memorando para realizar estudos de viabilidade para a construção de seis usinas hidrelétricas em território peruano para fornecer energia elétrica aos dois países.

Lula disse que há interesse do governo brasileiro em construir parcerias com empresas peruanas da área de energia elétrica para realizar o projeto e também do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no financiamento das hidrelétricas. “Temos interesse da nossa Eletrobrás e queremos construir parceria com empresas de energia elétrica do Peru para que possamos construir essas hidrelétricas”.

A intenção é construir seis usinas hidrelétricas em território peruano com custo total estimado em US$ 4 bilhões, de acordo com informações da Eletrobrás.

Segundo Lula, quando as hidrelétricas estiverem em construção, constará em tratado a quantidade de energia que cada país poderá utilizar. “O mais importante é que se tivermos linha de transmissão um país pode suprir o outro por ocasião da falta de energia”, completou Lula. Para que o Peru possa vender energia elétrica ao Brasil será necessário fazer alterações na legislação do país.

Em relação à integração comercial, Alan García afirmou que integrantes dos governos dos dois países irão buscar, no prazo de 60 dias, soluções para problemas que dificultam a circulação de pessoas e mercadorias entre os dois países.

“Caminhões não podem atravessar a fronteira. Um caminhão peruano tem que passar os produtos para um caminhão brasileiro. Isso é um absurdo”, disse García.

Lula afirmou que chanceleres dos dois países vão reunir integrantes da Receita federal e da Polícia Federal do Peru e do Brasil para “desobstruir qualquer obstáculo ao comércio”.

Após reunião reservada entre os dois presidentes, foi realizada uma reunião ampliada com a participação de ministros brasileiros e peruanos. Também foram assinados memorandos de cooperação em áreas como agricultura, micro e pequenas empresas e qualificação profissional.

 



Agência Brasil - Brasil e Peru assinam acordo para realização de estudos de construção de hidrelétricas - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário