Anúncios


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agência Brasil - Varejo e prestação de serviços continuam gerando empregos - Direito Público

 
29 de Abril de 2009 - 15h47 - Última modificação em 29 de Abril de 2009 - 15h47


Varejo e prestação de serviços continuam gerando empregos

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O varejo de consumo e a prestação de serviços às famílias (ensino, medicina, odontologia, veterinária) estão entre os setores que mais criaram postos de trabalho em meio à crise financeira, segundo a pesquisa Crise Internacional: Impactos sobre o Emprego no Brasil e o Debate para a Constituição de uma Nova Ordem Global, divulgada hoje (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Ipea constatou que o consumo no varejo manteve saldo positivo no saldo de postos de trabalho relativo aos dois períodos. Entre outubro de 2007 e março de 2008, foram criados 172.577 empregos. De outubro de 2008 a março de 2009, os novos postos  somaram 39.601 vagas.

Quanto às faixas salariais, antes mesmo da crise, a participação do segmento de dois salários mínimos já vinha diminuindo. Após outubro do ano passado, a tendência de queda passou a atingir também os postos de trabalho com remuneração entre um e dois salários mínimos. “Até então, esta faixa vinha obtendo ganhos”, diz diretor de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão. “Parte disso se deve ao aumento do salário mínimo e ao fato de os salários mais elevados tenderem a não receber reajustes semelhantes.”

Segundo ele, esse movimento mostra que o mercado formal é muito focado no salário mínimo, “que se apresenta como elemento central da política de geração de emprego”.




 


Agência Brasil - Varejo e prestação de serviços continuam gerando empregos - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário