Anúncios


quinta-feira, 30 de abril de 2009

Agência Brasil - Ministério Público defende dedução total de gastos com educação no Imposto de Renda - Direito Tributário

 
29 de Abril de 2009 - 15h14 - Última modificação em 29 de Abril de 2009 - 15h14


Ministério Público defende dedução total de gastos com educação no Imposto de Renda

Maria Eugênia Castilho
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A procuradora da República Zélia Luiza Pierdoná propôs hoje (29) ação civil pública, com pedido de liminar, para que a Receita Federal considere, para fins de cálculo da restituição de imposto de renda pessoa física de 2009, todas as despesas de cada contribuinte e seus dependentes no ano de 2008, incluindo despesas com aquisição de livros, informática, idiomas e cursinhos preparatórios para concurso e vestibular.

O objetivo da ação é permitir que possam ser abatidas todas as despesas com educação, sem aplicação do limite, estabelecido na lei do imposto de renda, que atualmente é de R$ 2.592,29.

Para o Ministério Público Federal em São Paulo, o limite estabelecido pela Receita é inconstitucional e deve ser abolido, por distorcer a real capacidade de quem paga o imposto de renda, uma vez que os gastos com instrução não podem ser tidos como sinais de riqueza, por criar desiguldade entre diferentes pessoas físicas e entre pessoas físicas e jurídicas e por desrespeitar o direito à educação.

O MPF entende que, ao não permitir a dedução total de gastos com instrução, a União estaria exigindo imposto sobre despesa e não sobre renda, o que viola a competência outorgada pela Constituição.

Na ação, o MPF argumenta que uma eventual decisão judicial deve valer para todo o país, justamente para evitar a quebra do princípio da isonomia (igualdade de direitos).


--



 


Agência Brasil - Ministério Público defende dedução total de gastos com educação no Imposto de Renda - Direito Tributário

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário