Anúncios


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agência Brasil - Dos quatro casos suspeitos de gripe suína no Paraná, apenas um permanece em isolamento - Direito Público

 
28 de Abril de 2009 - 20h20 - Última modificação em 28 de Abril de 2009 - 20h20


Dos quatro casos suspeitos de gripe suína no Paraná, apenas um permanece em isolamento

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Curitiba - Uma mulher de 53 anos, que chegou do México no início do mês de abril, é o primeiro caso suspeito de gripe suína no Paraná. Segundo a Secretaria de Saúde, ela está internada num hospital da capital em isolamento. Material da paciente foi encaminhado para exames no laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado deve ser divulgado até o fim da próxima semana. Mais três casos suspeitos já foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos.

No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) está emitindo avisos sonoros a cada 30 minutos, orientando os passageiros que sentirem sintomas como tosse, coriza, febre alta, dores musculares, de cabeça e nas articulações a se encaminharem até o posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no terminal.

Segundo o secretário da Saúde, Gilberto Martin, o Paraná está preparado para o enfrentar a gripe suína. Uma equipe articulada com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde está de plantão 24 horas por dia.

O plano de contingência montado anteriormente para a prevenção da gripe aviária vai passar por ajustes para servir de apoio às ações para conter à entrada da gripe suína no estado. “Equipes de técnicos também estão sendo capacitadas para entrar em ação se houver necessidade”.

Quatro hospitais públicos de referência , denominados sentinelas, estão preparados para atender possíveis casos da doença. São eles: o Hospital de Clínicas e o Hospital do Trabalhador, em Curitiba; o Hospital Universitário de Londrina; e o Hospital Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.







 


Agência Brasil - Dos quatro casos suspeitos de gripe suína no Paraná, apenas um permanece em isolamento - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário