Anúncios


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agência Brasil - Tarso diz que inquérito da PF que indiciou Daniel Dantas respeitou direitos dos investigados - Direito Público

 
27 de Abril de 2009 - 23h13 - Última modificação em 27 de Abril de 2009 - 23h13


Tarso diz que inquérito da PF que indiciou Daniel Dantas respeitou direitos dos investigados

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje (27) que o inquérito da Polícia Federal que levou ao indiciamento do banqueiro Daniel Dantas e de mais cinco diretores do banco Opportunity “não tem nenhum furo técnico” e respeitou os direitos legais dos investigados.

“Esse inquérito foi feito com muito rigor, muita cientificidade, muita qualidade técnica. É muito rigoroso e muito qualificado; vai ser um exemplo para a Polícia Federal se pautar daqui para diante em inquéritos que envolvem questões financeiras”, afirmou durante entrevista à TV Brasil.

Tarso afirmou que o saldo da Operação Satiagraha, desencadeada pela PF para investigar supostos crimes financeiros cometidos por Dantas, até agora tem resultados satisfatórios. “A operação teve resultado, tanto é que já houve uma condenação”, disse.

Após o indiciamento, cabe agora ao Ministério Público a decisão de oferecer ou não a denúncia contra os acusados para abertura de ação judicial.

Na entrevista, Tarso também comentou a Operação Castelo de Areia, que investiga crimes financeiros e repasses da construtora Camargo Corrêa. O ministro voltou a negar qualquer tipo de favorecimento ao PT, que ficou de fora do relatório final da operação.

“Isso não ocorreu. Se isso fosse verdade poderia se dizer então que os outros partidos foram poupados nos inquéritos que pessoas do PT estão respondendo. A operação foi muito bem feita e eu desafio alguém a apontar alguma ilegalidade que ela cometeu. As acusações são abstratas”, comentou o ministro, que amanhã (28) vai ao Senado prestar esclarecimentos sobre a operação na Comissão de Constituição e Justiça. O diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, também participará da audiência.

Ao comentar a possibilidade de atuação da PF para retirar os rizicultores da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, Tarso afirmou que a ação vai depender das recomendações do ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal, relator da ação que confirmou a demarcação da reserva em faixa contínua.

“Vai acontecer o que determinar o ministro Ayres Britto. A sentença será cumprida. O Estado tem o direito de usar o monopólio da força para cumprir a decisão. A PF é a polícia judiciária da União, a ela incumbe cumprir fielmente aquilo que for determinado pela sentença; e quem decide o que cumprir da sentença é o ministro relator”, afirmou. O prazo para saída dos não-índios da reserva vence na próxima quinta-feira (30).



 


Agência Brasil - Tarso diz que inquérito da PF que indiciou Daniel Dantas respeitou direitos dos investigados - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário