27 de Abril de 2009 - 21h18 - Última modificação em 27 de Abril de 2009 - 21h25
Senadora colombiana pede ajuda do Brasil para libertar reféns das Farc
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
![]()
![]()
![]()
![]()
Brasília - O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, recebeu hoje (27) a senadora colombiana Piedad Córdoba, que pediu a ajuda logística do Brasil para a libertação de réfens das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Garcia afirmou que o governo brasileiro não recebeu nenhum pedido formal da Colômbia, porém está sempre disposto a ajudar em missões humanitárias, sempre respeitando a soberania colombiana.
“Não somos nós que definimos a operação. No momento em que houver uma solicitação formal, como houve em outra ocasião, as Forças Armadas, se for uma ajuda, tipo helicóptero, tenho certeza que estaremos dispostos”, disse Garcia a jornalistas, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Em fevereiro, seis reféns foram resgatados com a ajuda de militares e de helicópteros da Força Aérea Brasileira.
De acordo com Garcia, na nova operação, seriam libertadas um ou duas pessoas. Uma delas é Pablo Emilio Moncayo, que está em poder das Farc há mais de 12 anos. Segundo a senadora, os guerrilheiros dizem ter nove reféns, mas o governo de Álvaro Uribe contabiliza 125 seqüestrados.
![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário