Anúncios


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agência Brasil - Rio instala gabinete integrado de emergência para ações preventivas contra a gripe suína - Direito Público

 
28 de Abril de 2009 - 17h19 - Última modificação em 28 de Abril de 2009 - 17h19


Rio instala gabinete integrado de emergência para ações preventivas contra a gripe suína

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura carioca instalaram hoje (28) um gabinete integrado de emergência para a gripe suína. Entre as medidas já anunciadas pelo gabinete está a destinação de pelo menos 110 leitos da rede estadual de saúde para pacientes que apresentem sintomas da doença.

No Instituto Evandro Chagas, dez leitos já estão prontos para serem utilizados e 100 estão sendo preparados em mais dois hospitais, incluindo 20 vagas em unidades de tratamento intensivo (UTI).

Além dos leitos, a secretaria destinou duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) especialmente para o atendimento de casos suspeitos de gripe sauína. O secretário estadual de Saúde, Sergio Cortes, pediu calma à população e disse que não há motivo para “alarmismo”.

“O mais importante é que a população não precisa fazer, neste momento, qualquer medida preventiva, como usar máscaras nem sair buscando comprar medicamentos na farmácia. Pedimos para que não façam isso, porque, primeiro, dificilmente encontrará [os remédios] e, mesmo que encontre, pedimos para que não façam uso do medicamento. Caso tenha qualquer sintoma, procure um posto de saúde ou um hospital, para ser orientado”, disse Cortes.

Além disso, a Secretaria de Saúde vai divulgar cartazes com orientação sobre a gripe suína para profissionais de saúde de dos 92 municípios fluminenses e disponibilizar o Telessaúde para esclarecimento de dúvidas da população, pelo telefone (21) 3523-4025.

Até o momento, duas pessoas apresentaram sintomas da doença: uma mulher que chegou do México no dia 14 de abril e outra que desembarcou procedente de Nova York no dia 24.



 


Agência Brasil - Rio instala gabinete integrado de emergência para ações preventivas contra a gripe suína - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário