Anúncios


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Agência Brasil - Presidente do Peru diz que asilo a líder venezuelano não desgasta relações com Chávez - Direito Internacional

 
28 de Abril de 2009 - 20h46 - Última modificação em 28 de Abril de 2009 - 20h46


Presidente do Peru diz que asilo a líder venezuelano não desgasta relações com Chávez

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O presidente do Peru, Alan García, descartou hoje (28) a possibilidade de desgaste nas relações com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por causa do asilo político concedido ontem por seu país ao líder da oposição venezuelana, Manuel Rosales.

“Não queremos que nenhuma circunstância altere nossa boa relação com a Venezuela. Temos um cidadão que chega ao Peru e que se considera ameaçado – o primeiro dever de um governo democrático é lhe dar proteção. Depois, haverá outras circunstâncias em que se pode manter essa proteção ou não. Nosso primeiro dever é proteger quem se sente ameaçado”, afirmou García, em entrevista coletiva, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após reunião de trabalho em Rio Branco, capital do Acre.

García disse ainda que os governos de Peru e da Venezuela têm uma relação de amizade e se respeitam em todos os tipos de situação. Ele afirmou também que o governo de Chávez nasceu das urnas e que, portanto, ninguém pode negar seu caráter popular.

Manuel Rosales, opositor de Chávez, que foi candidato a presidente em 2006, era prefeito de Maracaibo, segunda maior cidade da Venezuela. Ele deveria ter se apresentado no dia 20 deste mês a um tribunal da Venezuela para responder a acusações de enriquecimento ilícito. Ao pedir asilo político ao governo peruano, Rosales se declarou perseguido político na Venezuela.



 


Agência Brasil - Presidente do Peru diz que asilo a líder venezuelano não desgasta relações com Chávez - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário