Anúncios


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Agência Brasil - Governo do Distrito Federal vai ao Supremo contra restrições a empréstimo para financiar Metrô Leve - Direito Público

 
28 de Julho de 2009 - 20h32 - Última modificação em 28 de Julho de 2009 - 22h59


Governo do Distrito Federal vai ao Supremo contra restrições a empréstimo para financiar Metrô Leve

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O governo do Distrito Federal (GDF) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação, com pedido de liminar, para que seja determinado à União não impor restrições à concessão de aval a um empréstimo de 134 milhões de euros (cerca de R$ 365 milhões) da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para financiar a implantação do Sistema de Metrô Leve sobre Trilhos, em Brasília.

Com base no Artigo 1º da Resolução nº 48/2008 do Senado Federal, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) condicionou a concessão do aval à adimplência de diversos órgãos do GDF – seis Secretarias de Estado, além da Corregedoria-Geral, do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento do Corpo Militar dos Bombeiros do DF (CMBDF) e da Câmara Legislativa do DF.

O GDF, por sua vez, alega que a resolução citada é inconstitucional e viola o princípio da intranscendência. O governo distrital reclama ainda de não ter sido previamente notificado da inserção dos órgãos no Cadastro de Inadimplentes, o que tornaria nulos os registros, por ocorrerem sem a garantia do devido processo legal.

Na ação, o GDF informou ainda que a pré-negociação com os representantes da agência francesa está agendada para a próxima semana e que, sem aval da União, o empréstimo ficará inviabilizado.

Como o STF está em recesso até o fim do mês, a matéria só será julgada rapidamente se o presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, entendê-la como urgente. Do contrário, ela será distribuída a um relator no início de agosto.



Edição: Antonio Arrais  


Agência Brasil - Governo do Distrito Federal vai ao Supremo contra restrições a empréstimo para financiar Metrô Leve - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário