Anúncios


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Agência Brasil - PF alerta que cometerá crime quem não recadastrar armas até 31 de dezembro - Direito Público

 
27 de Julho de 2009 - 15h28 - Última modificação em 27 de Julho de 2009 - 16h54


PF alerta que cometerá crime quem não recadastrar armas até 31 de dezembro

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Quem não recadastrar as armas que tem, até o dia 31 de dezembro, poderá, a partir de janeiro, estar cometendo crime. Para deixar essa questão clara para toda a população, foi lançada hoje (27) a Campanha Nacional de Recadastramento de Armas.

“Não fazer o recadastramento é crime. O recadastramento é um ato voluntário, que está amparado por lei, e ninguém sofrerá nenhum tipo de sanção por se dirigir à PF [Polícia Federal] ou às polícias estaduais parceiras para fazer o registro, que valerá por três anos”, informa o diretor de Combate ao Crime Organizado da instituição, delegado Roberto Troncon.

Segundo ele, os registros feitos anteriormente perderão valor assim que entrar o ano de 2010. “Esta será a única oportunidade para se recadastrar uma arma”, alerta o delegado.

A campanha de divulgação do recadastramento ficará a cargo da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munição (Aniam). “Ninguém poderá comprar munição sem, antes, apresentar o registro da arma”, disse o diretor da Aniam, Salésio Nuhs, durante o lançamento da campanha, na sede da PF. Com previsão de gastos em torno de R$ 4 milhões, a campanha será veiculada no rádio e na televisão, na mídia impressa, na internet e em eventos.

A campanha não custará nada ao governo federal: “O interesse da Aniam é usar a campanha para regularizar a situação das armas, permitindo que depois o cidadão possa ir às lojas para comprar munições”, explica o delegado Troncon. “Nesse caso, o interesse comercial coincide com o do governo”, completa.

“É importante lembrar que o recadastramento visa à posse de armas e que isso é diferente de porte de armas. Ou seja, o cidadão não poderá carregar as armas pelas ruas, mas apenas mantê-las dentro de casa", acrescenta o chefe da Divisão de Repressão ao Tráfico de Ilícitos e Armas da PR, delegado Marcus Dantas.

O recadastramento poderá ser feito nas unidades da Polícia Federal e das polícias estaduais parceiras na campanha, bem como nas lojas ligadas à Aniam, que está usando seu site – www.aniam.org.br – para informar os interessados. “Nenhum de nossos associados poderá cobrar por esses serviços”, garante Nuhs.



Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - PF alerta que cometerá crime quem não recadastrar armas até 31 de dezembro - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário