Anúncios


sexta-feira, 31 de julho de 2009

Agência Brasil - PSDB vai apresentar quatro representações contra Sarney no Conselho de Ética - Direito Público

 
28 de Julho de 2009 - 16h17 - Última modificação em 28 de Julho de 2009 - 17h34


PSDB vai apresentar quatro representações contra Sarney no Conselho de Ética

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Roosewelt Pinheiro/ABr
Brasilia- O senador Álvaro Dias, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra e o secretário executivo do partido, Eduardo Jorge, se reúnem para conversar sobre o envio de representação no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney Brasilia- O senador Álvaro Dias, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra e o secretário executivo do partido, Eduardo Jorge, se reúnem para conversar sobre o envio de representação no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney
Brasília - O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou há pouco que o partido vai ingressar com quatro representações no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O pedido para que a sigla apresentasse quatro representações diferentes e não apenas uma contra Sarney foi feito hoje (28), pela manhã, pelo líder tucano, Arthur Virgílio (AM). As representações podem culminar na cassação do mandato do parlamentar.

Virgílio argumentou que o ingresso de quatro representações evitaria, entre outros argumentos, que o presidente do conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado político de Sarney, arquivasse quatro denúncias contra o presidente do Senado “em uma só canetada”.

Sérgio Guerra também confirmou que a entrega das representações no Conselho de Ética será feita na tarde de hoje. O líder do partido já havia apresentado quatro denúncias contra Sarney ao colegiado. A primeira pede a investigação de José Sarney por suposta responsabilidade indireta no escândalo dos atos secretos do Senado. Segundo Virgílio, Sarney foi o responsável pela indicação de Agaciel Maia, investigado por uma série de irregularidades administrativas enquanto ocupou a Diretoria-Geral da instituição durante 14 anos.

Outra denúncia, que será assumida agora pelo PSDB, acusa o presidente do Senado de envolvimento direto no desvio de recursos de patrocínio da Petrobras, liberados para a Fundação José Sarney. Uma terceira representação questionará o uso de servidores do Senado na segurança da residência de Sarney no Maranhão.

O último pedido de investigação ao Conselho de Ética, encaminhado por Arthur Virgílio, responsabiliza José Sarney diretamente na elaboração e assinatura de atos secretos. O parlamentar toma como base a divulgação das gravações telefônicas – feitas com autorização judicial pela Polícia Federal – em que aparece Sarney numa conversa com o filho, o empresário Fernando Sarney, tratando de um emprego para o namorado de uma das netas do presidente.


Edição: Antonio Arrais. A matéria foi alterada para acréscimo de informação.  


Agência Brasil - PSDB vai apresentar quatro representações contra Sarney no Conselho de Ética - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário