Anúncios


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agência Brasil - OAB decide pedir impeachment do governador do Distrito Federal - Direito Público

 
30 de Novembro de 2009 - 12h47 - Última modificação em 30 de Novembro de 2009 - 13h54


OAB decide pedir impeachment do governador do Distrito Federal

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu abrir um processo de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. A entidade planeja uma marcha cívica com o objetivo de influenciar a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Arruda está envolvido em denúncias de corrupção, juntamente com parlamentares locais. A iniciativa foi anunciada hoje pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, e pela presidente da seccional do DF, Estefânia Viveiros.

“Há duas formas para se fazer o pedido de afastamento. O primeiro é via judicial, o que já está sendo feito tanto pelo Poder Judiciário quanto pelo Ministério Público, e o segundo é pela via política, que envolve o Legislativo local”, explicou Britto em entrevista coletiva.

“À OAB cabe atuar no campo político, mobilizando entidades e população a demonstrar indignação para cobrar ações do Legislativo local”, disse Britto.

“Não há maioria maior do que a cidadania. Quando a população se mobiliza consegue reverter o que parece impossível. Nossa esperança é que os parlamentares se curvem diante da soberania do povo”,  argumentou Britto em referência ao fato de o governador deter maioria na bancada da Câmara Legislativa.

A expectativa é de que até quinta-feira (3) seja aprovado o pedido de impeachment pelo Conselho Pleno da seccional DF e encaminhado à Casa Legislativa. “São 45 conselheiros e, para a aprovação, basta apenas que tenhamos a maioria dos votos dos conselheiros”, informou a presidente da OAB-DF.

“O apoio popular à causa será fundamental para que o pedido tenha respaldo na Câmara Legislativa”, ressalta  Estefânia.



Edição: Tereza Barbosa  


Agência Brasil - OAB decide pedir impeachment do governador do Distrito Federal - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário