Anúncios


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agência Brasil - Possibilidade de isolamento levará Brasil a reconhecer eleições em Honduras, diz Jungmann - Direito Internacional

 
30 de Novembro de 2009 - 16h50 - Última modificação em 30 de Novembro de 2009 - 16h50


Possibilidade de isolamento levará Brasil a reconhecer eleições em Honduras, diz Jungmann

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Sob ameaça de ficar isolado no cenário internacional, o Brasil deverá reconhecer a legitimidade do resultado das eleições em Honduras, realizadas ao longo do dia de ontem (29). A análise é do único observador brasileiro no processo eleitoral hondurenho, o deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), que desde sexta-feira (27) percorre as ruas das principais cidades de Honduras e conversa com os eleitores.

“É inevitável o governo do Brasil mudar de posição. Isso pode não ocorrer agora. Mas tem de reconhecer que o processo eleitoral aqui em Honduras obedeceu aos princípios democráticos”, disse Jungmann à Agência Brasil. O deputado faz parte de um grupo de 300 observadores estrangeiros. “O valor da vontade popular, quando é feita livremente, é soberano”, afirmou ele.

Jungmann disse que “não tem dúvida alguma” de que, nas principais zonas eleitorais de Honduras, tudo ocorreu dentro da normalidade. Para ele, o possível percentual elevado de abstenção representa pouco no processo eleitoral hondurenho, pois o voto no país não é obrigatório.

O deputado federal afirmou ter ouvido entrevistas do presidente de Honduras, Roberto Micheletti, reconhecendo as eleições. Segundo Jungmann, o presidente deposto, Manuel Zelaya, estaria isolado.

Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o Brasil não vai reconhecer o resultado das eleições em Honduras. “O Brasil não tem por que repensar a questão de Honduras. É importante ficar claro que a gente precisa, de vez em quando, firmar convicção sobre as coisas, porque isso serve de alerta para outros aventureiros”, disse.

Segundo Lula, foi “um sinal perigoso e delicado” o fato de os golpistas não terem  permitido o retorno de Zelaya ao poder. “Ainda existem muitos países, sobretudo da América Central, em situação de vulnerabilidade política. Portanto, o Brasil não tem que reconhecer nem repensar a questão de Honduras”, afirmou.

Para o governo brasileiro, reconhecer a legitimidade das eleições de Honduras durante a vigência do governo Micheletti é referendar a validade do golpe de Estado ocorrido em junho. No dia 28 de junho, uma manobra política organizada com apoio do Congresso Nacional, da Suprema Corte e das Forças Armadas depôs Zelaya.





Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - Possibilidade de isolamento levará Brasil a reconhecer eleições em Honduras, diz Jungmann - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário