Anúncios


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agência Brasil - Países do Mercosul e associados ao bloco trocam experiências em segurança pública - Direito Público

 
28 de Novembro de 2009 - 17h49 - Última modificação em 28 de Novembro de 2009 - 17h49


Países do Mercosul e associados ao bloco trocam experiências em segurança pública

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e de países associados apresentaram durante esta semana, no 2º Seminário de Boas Práticas em Segurança Cidadã do Mercosul e Países Associados, em Salvador (BA), boas práticas de segurança pública para fazer intercambio de ações que podem ser usadas em seus países.

A diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Cristina Villanova, disse que há ações apresentadas que o Brasil poderá adaptar e usar.

Ela citou uma ação da Colômbia com torcidas de futebol para reduzir a violência nos estádios. “Eles tinha vários problemas em estádios por causa da violência e como ir a estádios, assistir jogos de futebol é um programa bem familiar na Colômbia, eles fizeram diversas ações de prevenção com essas torcidas organizadas antes, durante e depois dos espetáculos futebolísticos”, explicou.

Cristina disse que essa poderá ser apresentada à comissão que trabalha com a prevenção da violência em espetáculos de futebol e poderá até ser usada na Copa de Futebol de 2014, que será realizada no Rio de Janeiro.

Ela comentou as ações apresentadas pelo Brasil durante o seminário, uma delas desenvolvida em Minas Gerais com agentes de Polícia Civil: a mediação de conflitos que envolvam violência.

“O profissional de segurança pública da Polícia Civil que fica na delegacia atua como mediador junto com técnicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados que possuem formação na mediação de conflitos. Eles também usam estagiários das áreas de direito e de psicologia que ajudam as pessoas a chegar a um denominador comum”, explicou.

Outras práticas apresentadas pelo Brasil foram do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que mostrou uma peça de teatro sobre prevenção de acidentes e uso de drogas. A Polícia Rodoviária Federal também apresentou uma peça de teatro sobre prevenção de acidentes de trânsito. O quarto projeto apresentado foi o programa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal Picasso não Pichava que oferece cursos de artes a adolescentes em situação de risco.



Edição: Tereza Barbosa  


Agência Brasil - Países do Mercosul e associados ao bloco trocam experiências em segurança pública - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário