28 de Novembro de 2009 - 18h44 - Última modificação em 28 de Novembro de 2009 - 18h44
Obras da Linha 4 do Metrô do Rio devem custar R$ 4 bilhões e durar pelo menos quatro anos
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ligará a zona sul à Barra da Tijuca deverá custar em torno de R$ 4 bilhões e suas obras deverão durar entre quatro e cinco anos, se forem feitas em ritmo rápido. A previsão é do superintendente da Agência Metropolitana de Transportes Urbanos do Rio, Waldir Peres.
Segundo o superintendente, tanto o custo quanto a duração da obra dependem de estudos mais detalhados. Por enquanto, as previsões são baseadas apenas em estudos básicos. Waldir Peres explica que os R$ 4 bilhões incluem as obras, equipamentos e até os trens.
“Mas não é um número final. É um número de planejamento. Nós só conheceremos esses números quando os projetos executivos estiverem finalizados”.
De acordo com Peres, apenas para a realização do projeto executivo da Linha 4 seria necessário um ano. Por isso, a proposta que está em estudo é que sejam abertas obras em várias frentes, para que não seja necessário esperar a conclusão do projeto executivo de toda a linha.
Segundo esta proposta, o projeto executivo de cada trecho será feito separadamente. Quando esses projetos forem concluídos, as obras destes trechos começam a ser executadas.
“Se você perguntar para qualquer engenheiro, eles vão dizer que é preciso primeiro fazer todo o projeto. Mas, se a gente tem essas metas de receber grandes eventos, a gente vai ter que colocar esse pessoal trabalhando 24 horas por dia. Ainda que trabalhando em várias frentes, seriam necessários, no mínimo, quatro a cinco anos para concluir a obra”.
Para começar a construção da Linha 4, no entanto, ainda é preciso garantir o financiamento para as obras. Segundo Peres, o governo do Rio está tratando do assunto com o governo federal há mais de um ano.
Estudos preliminares mostram que a Linha 4 deverá atender entre 120 mil a 240 mil pessoas diariamente, entre a Barra da Tijuca e a Gávea. Apesar das autoridades fluminenses pretenderem construir esta nova linha antes das Olimpíadas de 2016, a obra não foi incluída no projeto de candidatura do Rio e, portanto, não é uma exigência do Comitê Olímpico Internacional.
Além da expansão da Linha 4, outros projetos de ampliação e melhoria do sistema de metrô carioca estão em andamento. Um deles é a estação General Osório, em Ipanema, a última da Linha 1 na zona sul, e a Linha 1A, que vai ligar a Linha 2 à Linha 1. Os dois projetos serão inaugurados no próximo mês.
Outros dois projetos são as construções das estações Cidade Nova, na Linha 1A, próximo a Prefeitura do Rio, no Centro da cidade, prevista para estar concluída em 2011, e Rua Uruguai, no final da Linha 1, na zona norte da cidade, prevista para 2014.
Edição: Rivadavia Severo
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