Anúncios


segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Agência Brasil - Situação política em Honduras deve se normalizar nos próximos meses, diz professor - Direito Internacional

 
30 de Novembro de 2009 - 14h26 - Última modificação em 30 de Novembro de 2009 - 14h26


Situação política em Honduras deve se normalizar nos próximos meses, diz professor

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A situação política em Honduras deverá se normalizar nos próximos meses, afirmou hoje (30) o professor de relações exteriores das Faculdades Rio Branco, Sérgio Gil, durante entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

“Daqui a alguns meses, um ano, alguns países que se recusam a considerar a possibilidade de reconhecer esse pleito [eleições gerais de ontem (29) em Honduras] talvez o façam, curadas algumas feridas. Vai depender muito do presidente eleito tomar posse, de como ele vai tratar essa situação”, explicou o professor.

Sérgio Gil disse que a eleição, com participação de grande parte da população hondurenha, e a vitória de Porfirio "Pepe" Lobo, do Partido Nacional, demonstram que a crise política terá um desfecho. Além disso, há a legitimação do processo pela comunidade internacional, que, segundo Gil, está dividida quanto à vitória de Lobo.

Para o professor Gil, o comparecimento de grande parte da população demonstra que o povo de Honduras quer o fim da crise política. “Isso mostra que a sociedade hondurenha quer resolver essa situação logo. A sociedade hondurenha está apontando para o mundo que quer resolver essa situação pacificamente e brevemente”, afirmou.

De acordo com informações da BBC Brasil, Porfírio "Pepe" Lobo, candidato conservador e opositor do presidente deposto Manuel Zelaya venceu as eleições, com quase 56% dos votos, resultado de dois terços das urnas apuradas. Segundo autoridades hondurenhas, mais de 60% dos eleitorado compareceu às urnas ontem.





Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - Situação política em Honduras deve se normalizar nos próximos meses, diz professor - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário