30 de Março de 2009 - 21h49 - Última modificação em 30 de Março de 2009 - 21h49
Rio Grande do Sul amplia vacinação contra febre amarela
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul incluiu mais 24 municípios na área prioritária de vacinação contra a febre amarela. Cento e oitenta e duas cidades no estado são consideradas áreas de risco para a doença, que já matou pelo menos cinco pessoas. Com a medida, chega a 2,5 milhões o número de gaúchos residentes em área de risco.
De acordo com a secretaria, a ampliação da área de vacinação foi motivada pela expansão da áera de circulação do vírus, comprovado por exames feitos em macacos bugios mortos nos municípios de Santa Cruz do Sul, São Sepé e Ibiraiaras.
Os mosquito transmissor da febre amarela costuma contaminar, principalmente, primatas como o macaco bugio, que residem em matas ciliares. O contágio de seres humanos é eventual.
Em cinco meses foram registrados 1.287 animais mortos em 110 municípios. Até a última quinta-feira (26), as autoridades estaduais notificaram 18 casos da doença em humanos. Dos oito confirmados, cinco morreram.
A vacina deve ser tomada por crianças com idade acima de nove meses e por adultos que não tenham sido vacinados nos últimos dez anos. Além da população local, os viajantes com destino aos municípios considerados área de risco também devem se vacinar.
Agência Brasil - Rio Grande do Sul amplia vacinação contra febre amarela - Direito Público
Nenhum comentário:
Postar um comentário