Anúncios


terça-feira, 28 de julho de 2009

Agência Brasil - Marco Aurélio Garcia diz que paz entre árabes e palestinos abrirá portas no Oriente Médio - Direito Internacional

 
27 de Julho de 2009 - 17h47 - Última modificação em 28 de Julho de 2009 - 09h35


Marco Aurélio Garcia diz que paz entre árabes e palestinos abrirá portas no Oriente Médio

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A resolução dos conflitos entre Israel e a Palestina, no Oriente Médio, podem beneficiar a relação do mundo com o Irã, o Afeganistão e o Paquistão. A avaliação é do assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Para ele, o problema é decorrente da Guerra Fria (disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética pela hegemonia mundial no período posterior à Segunda Guerra Mundial).

“Se nós conseguirmos uma resolução de paz na região, mesmo sendo difícil, estaremos revertendo situações críticas no momento atual”, afirmou Marco Aurélio Garcia, após participar do Seminário Internacional de Mídia sobre Paz no Oriente Médio.

“As relações com o Irã podem ser ampliadas. Podemos atenuar algumas regiões críticas, como o Afeganistão e o Paquistão, porque essas tensões subiram, em grande medida, em função dos conflitos entre Israel e a Palestina”, afirmou o assessor especial.

Segundo Garcia, o governo brasileiro defende a resolução do conflito por meio de “uma ação diplomática mais enérgica”, com sensibilização da comunidade internacional e a ampliação do número de negociadores, embora veja “com simpatia” as ações do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesse sentido.

“Nós, e outros países da região [América Latina], podemos influir, sim. Temos uma grande comunidade árabe e uma expressiva comunidade judaica que convivem muito bem. Temos interesse de manter essa convivência no plano internacional”, acrescentou.





Edição: Nádia Franco  


Agência Brasil - Marco Aurélio Garcia diz que paz entre árabes e palestinos abrirá portas no Oriente Médio - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário