6 de Novembro de 2009 - 05h52 - Última modificação em 6 de Novembro de 2009 - 05h52
Honduras: Micheletti pede que ministros coloquem cargo à disposição
Fernando Freire
Enviado Especial
![]()
![]()
![]()
![]()
Tegucigalpa (Honduras) - O presidente golpista de Honduras, Roberto Micheletti, pediu ontem (5) à noite que todos os 27 ministros que compõem o seu governo coloquem o cargo à disposição para que seja formado o governo de transição, como previsto no acordo assinado na semana passada entre ele e o presidente deposto Manuel Zelaya.
O ex-ministro Rafael Piñeda Ponce disse que Micheletti, por enquanto, se mantém na Presidência do país até que Manuel Zelaya desista do cargo. Se isso ocorrer, segundo Ponce, Micheletti garante que também renuncia à Presidência.
Para o governo de fato, o acordo está mantido. “O acordo se mantém da nossa parte. Nós decidimos respeitá-lo porque esse é o nosso compromisso”, afirmou o ex-ministro.
Para Manuel Zelaya, o acordo não foi cumprido porque o Congresso não votou a sua recondução à Presidência. Zelaya passou a noite reunido com assessores na Embaixada do Brasil e até a meia-noite, prazo para compor o governo de transição, não havia indicado os nomes para integrar esse governo. Os aliados dele alegam que, para formá-lo, é preciso que Micheletti renuncie à Presidência. “A primeira coisa que deve ser feita para reverter o golpe de Estado é que o Micheletti aceite deixar o cargo”, disse Jorge Reina, representante de Zelaya.
Edição: Graça Adjuto![]()
Nenhum comentário:
Postar um comentário