Anúncios


domingo, 23 de novembro de 2008

Agência Brasil - Comissão de energia nuclear participa de audiência pública na Bahia - Direito Administrativo

 
6 de Novembro de 2008 - 20h20 - Última modificação em 6 de Novembro de 2008 - 22h19


Comissão de energia nuclear participa de audiência pública na Bahia

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - Especialistas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de técnicos das áreas de saúde, radiação, mineração e energia nuclear, estarão presentes em Caetité (BA), amanhã (7),  na audiência pública convocada pelo Ministério Público.

Na ocasião, segundo a Industrias Nucleares do Brasil (INB), os técnicos demonstrarão que são falsas as denúncias do Greenpeace  sobre a contaminação por radiação da água no município baiano onde estão localizadas jazidas de urânio da INB.

Ainda de acordo com a INB, os técnicos demonstrarão os “os graves erros” contidos no relatório do Greenpeace, que acusou a INB de contaminar a água em Caetité.

“As análises das águas de poços situados na região, feitas pelo Instituto de Gestão das Águas e do Clima – Iinga (entidade do governo do estado da Bahia), comprovaram não haver nenhuma contaminação nos pontos onde o Greenpeace afirmou ter encontrado elevada concentração de urânio”, diz, em nota, a INB.

Segundo as informações divulgadas, em um único poço - cujas águas não foram analisadas pela ONG e que fica a cerca de 10 km da mina - o Inga detectou teores ligeiramente mais elevados de urânio.

Esses teores, no entanto, como a Agência Brasil havia informado ontem (5), são dez vezes inferiores aos limites estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.




 


Agência Brasil - Comissão de energia nuclear participa de audiência pública na Bahia - Direito Administrativo

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário